Rezado no Santuário de Jesus Crucificado e de Nossa Senhora Causa da Nossa Alegria, em Campos do Jordão (SP)
De início, imaginemos o Calvário, onde está Jesus crucificado e, aos pés da cruz, Maria Santíssima, as Pias mulheres e São João e os seus algozes e inimigos. Rezemos logo o Creio como nosso ato de fé em Deus e em Jesus, Deus feito homem.
Segue a oferta ao Pai da paixão de Jesus crucificado e da dor de Maria santíssima , sua e nossa Mãe: “Eterno Pai eu vos ofereço o corpo e o sangue, a alma e a divindade do seu diletíssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, e a dor de sua e nossa Mãe, Maria Santíssima, em expiação dos nossos pecados e dos da humanidade toda, viva e falecida”.
Segue sete vezes a reza da jaculatória: “Jesus, pela sua dolorosa paixão e pela dor de Sua e nossa Mãe, Maria Santíssima, aos pés da cruz, tende misericórdia de nós e da humanidade toda, viva e falecida”.
Conclui-se com o Glória ao Pai.
Repita-se “tudo isso”(A oferta ao Pai, a jaculatória a Jesus e o Glória ao Pai) sete vezes como se fossem sete mistérios, para lembrar e agradecer as sete Palavras de Jesus sobre a cruz, nas quais Jesus manifesta a sua preocupação pela nossa salvação, a sua dor e a sua morte para expiar os nossos pecados e nos obter a vida divina.
Termina-se tudo com a reza da Salve rainha.
Note Bem: as sete “Palavras” são as seguintes:
1ª – “Pai, perdoa-os porque eles não sabem o que fazem” (Lc 23, 34)
2ª – “Em verdade, eu te digo, hoje estará comigo no Paraiso ((Lc 23, 43)
3ª – “Mulher, eis o teu filho,!”. Depois disse ao discípulo: “Eis a tua Mãe” (Jo 19, 26-27)
4ª – “Tenho sede” (JO 19, 28)
5ª – “Deus meu, Deus meu, porque me abandonaste? (Mt 27, 46)
6ª – “Tudo está consumado” (Jo 19,30
7ª – “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”(Lc 23,46)
Note bem, ainda: Se para você ficar difícil pensar o tempo todo nas palavras da jaculatória que pronunciamos no terço, podemos, eventualmente, pensar nas sete Palavras de Jesus na cruz. Isso porque na reza dos terços o importante é que nos levem a nos encontrar com Deus, compreender cada vez melhor a vontade dele e haurir a força para cumpri-la . É isso que nós abre às graças que pedimos a Deus.